

Márcia Schmidt
Márcia Schmidt é cineasta e Jornalista diplomada (Faculdade da Cidade, RJ, 1989). Criou a empresa Poética Produções Cinematográficas em 2018, em Porto Alegre, voltada à realização especializada de séries e documentários para cinema e televisão.
Produções:
Longa-metragem documental “Matheus Schmidt – Um Caso de Amor pelo Brasil”, documentário de 2017, de 90 minutos, com direção de Márcia Schmidt e Rogério Brasil Ferrari. Márcia Schmidt também assina a produção, a produção executiva e o roteiro.
– Matheus Schmidt – Um Caso de Amor pelo Brasil, recebeu o prêmio Enrique Raimondi Mejor Documental, no Festival Latinuy em 2017, em Punta Del Este, Uruguai.
Sinopse: O documentário “Matheus Schmidt – Um Caso de Amor pelo Brasil” narra a trajetória de Matheus Schmidt, político brasileiro que trava uma luta de mais de 60 anos em favor da democracia, da igualdade social e da defesa do patrimônio público. Entre 1948 e 2010, o protagonista enfrenta duas prisões, um exílio e combate a ditadura militar (1964-1985), sendo cassado pelo AI-5 em 1968. Com narrativa vibrante e cheia de emoção, o filme resgata uma parte turbulenta da história do Brasil e reafirma valores como ética e coerência na política.
Exibição em sala de Cinema: Cinemateca Paulo Amorim, duas semanas, Porto Alegre, 2019.
Licenciamento: O filme foi licenciado para o canal por assinatura CinebrasilTV, do Rio de Janeiro, entre agosto de 2019 e agosto de 2021.
Plataforma de Streaming: Sulflix, desde janeiro de 2022.
– Cantata Sete Povos I e II
Documentários de 20’. Direção e roteiro de Omar L. de Barros Filho. . Produção executiva: Márcia Schmidt., 2021 e 2022.
– Mensageiros do Terceiro Mundo
Documentário Longa-metragem em fase de captação de recursos. Direção, roteiro e produção de Márcia Schmidt. Produção executiva de Flávia Matzenbacher. Coprodução: Huerfanita Films, Uruguay.
– Micro série A Velha, o Gato e o Síndico
Dirigiu o terceiro episódio da série. Produção curso Profissa, 2024.
– Dois Antônio
Roteiro de longa-metragem de ficção inspirado em um caso real, 2024.
Currículo
Márcia Schmidt é Bióloga (UFRGS), Mestre em Genética (UFRGS),
Jornalista diplomada (Faculdade da Cidade, RJ) e Cineasta.
Criou a empresa Poética Produções Cinematográficas em 27 de agosto de 2018, em Porto Alegre, voltada à realização de filmes de ficção, séries e documentários para cinema e televisão. www.poeticaproducoes.com.br
Principais produções
O longa-metragem “Matheus Schmidt – Um Caso de Amor pelo Brasil”, documentário de 2017, de 90 minutos, com direção de Márcia Schmidt e Rogério Brasil Ferrari. Márcia Schmidt também assina a produção, a produção executiva e o roteiro.
Premiação
“Matheus Schmidt – Um Caso de Amor pelo Brasil”, recebeu o prêmio Enrique Raimondi Mejor Documental, no Festival Latinuy em 2017, em Punta Del Este, Uruguai.
Exibição em sala de Cinema : Cinemateca Paulo Amorim, duas semanas, Porto Alegre, 2019.
Licenciamento: O filme foi licenciado para o canal por assinatura CinebrasilTV, do Rio de Janeiro, entre agosto de 2019 e agosto de 2021.
Plataforma de Streaming: Sulflix, desde janeiro de 2022.
Mensageiros do Terceiro Mundo – Documentário Longa-metragem em fase de desenvolvimento. Direção e roteiro de Márcia Schmidt e produção executiva de Flávia Matzenbacher. Aprovado na Ancine para captação de recursos em Setembro de 2023. Coprodução com Huerfanita Filmes, empresa do Uruguai, abril de 2024.
Cantata Sete Povos I e II – Documentários de 20’, estrearam em 2022 e 2023. Direção e roteiro de Omar L. de Barros Filho. Produção executiva: Márcia Schmidt.
Experiência em produção audiovisual
Em 1994, como Bolsista do IRI ( Istituto di Riconstruzione Italiano), estagiou na Rai – Radio e Televisione Italiane, em Roma (Rai Uno) e Turim (Rai Due). O Trabalho final do Estágio foi a produção do Vídeo “Invecchiamento”, duração 19’20”, sobre a genética do envelhecimento. Produziu, gravou a voz em off em italiano e editou.
Em 2004 e de 2008 a 2016, Márcia Schmidt trabalhou na TV Assembleia do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.
Em 2004 foi editora-chefe do jornal da emissora, também produzindo uma reportagem para o telejornal sobre a obra do fotógrafo Henri Cartier Bresson, exposta na Santander Cultural naquele ano.
A partir de 2008 e até 2016, voltou a trabalhar na TV AL, desta vez como repórter especial e como produtora, diretora, roteirista, editora e apresentadora de aproximadamente 80 edições dos programas Saúde em Pauta; Cultura em Pauta; Lugares; e Nossa Fauna e Outros Bichos. A duração dos vídeos variam de 6’ a 34”. Muitos deles já podem ser vistos no Youtube ( abaixo, link de cada programa) ou ser encontrados no arquivo da TV Assembleia/RS. Abaixo, segue a lista das edições:
Cultura em Pauta – TV AL/RS
2009
Cerâmica – Atelier Livre da Prefeitura
Obras de arte da AL/RS
Fontes e Chafarizes de Porto Alegre– Versão completa
Fontes e Chafarizes de Porto Alegre – Versão reduzida
Llitografia – Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre
Cerâmica – Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre
Memória Política – Getúlio Vargas
Aquarelas de Lutzemberger
Serrote Musical
Escultura – Museu do Trabalho
Gravura em Metal – Museu do Trabalho
Retratos – Pinacoteca Aplub no Margs
Vitrais de Porto Alegre
Obras de Arte do Instituto de Educação General Flores da Cunha
Rua da Praia 1 – Arquitetura
2010
Rua da Praia 2 – Moda e Costumes
Henrique Fuhro
Pedro Weingärtner
Xico stockinger
Cândido Portinari
Presépios
2011
Padre Landell de Moura – Inventor do Rádio
Museu de História da Medicina – Beneficência Portuguesa – Porto Alegre
Titanic – 2011
Mosaicos – 2011
2012
Filó –Imigração Italiana
Arqueologia – Material encontrado no subsolo do Centro de Porto Alegre https://www.youtube.com/watch?v=tLYF4f8SgCU&t=2s
Fotos de Porto Alegre nos anos 50 e 60 – 2012
Fernando Botero
Giorgio De Chirico
Paisagens de Porto Alegre – Pinacoteca Aldo Locatelli
Tapeçaria – Henrique Schuchman
Cuba – Fotos de Lisette Guerra
2013
Emílio Sessa – Obras do Pintor no Brasil– Duração: 30’
Emílio Sessa – Seis programetes
Fontes e Chafarizes
Natal
2014
Fauna Fóssil do RS 1
Fauna Fóssil do RS 2
Memorial do Legislativo do RS
Catedral Metropolitana de POA
Pinacoteca Rubem Berta
Solar dos Câmara – Out/2014
2016
Revolução Farroupilha Parte I
Revolução Farroupilha Parte II
Saúde em Pauta
Verão – Alimentação e Proteção solar – 2008
Doença Celíaca – 2008
Doenças do Sono – 2008
Pele – Soluções sem cirurgia – 2008
Dengue – 2008
Enxaqueca – 2008
Esportes – 2009
Gripe A -2009
Febre Amarela -2008
Doenças do Trabalho: LER/Dort – 2009
Programa lugares
Barra Funda – 2015
Roteiro Colonial Flores da Cunha – 2015
Nossa Fauna e Outros Bichos
Pôneis – Out/2010
Educação ambiental – 2010
Zoológico de Sapucaia do Sul – 11 programetes – 2010
Experiência em Rádio, Agência de Notícias e Revista
Márcia Schmidt trabalhou na Câmara dos Deputados, como repórter e redatora da Rádio Câmara dos Deputados e da Agência Câmara de Notícias (1999-2004). Gravou boletins diários para o radiojornal e redigiu reportagens e notícias em tempo real para a agência, o que pode ser comprovado pelos sites da Rádio e da Agência da Câmara. Estagiou na RAI Rádio, em Roma, em 2002. Colaborou com a Agência de Notícias da Assembleia /RS, entre os anos de 2005 a 2007, cobrindo comissões e publicando na agência, como se pode constatar pelo site da Agência da Assembleia.
Entre 1991 e 1999, Márcia Schmidt foi repórter e redatora das revistas Cadernos do Terceiro Mundo; Ecologia e Desenvolvimento; e Revista do Mercosul, da Editora Terceiro Mundo, RJ, dirigida por José Guimarães Neiva Moreira. Teve suas reportagens destacadas inúmeras vezes na capa das revistas. Cobriu para a editora a Conferência da ONU sobre o Meio- Ambiente Rio 1992 e o congresso internacional Norte-Sul: Projeto Genoma Humano, em Caxambú, MG. Publicou a reportagem “Projeto Genoma Humano” na Ecologia e Desenvolvimento nº.23 e “A Intrincada Rede da Biodiversidade” na Ecologia e Desenvolvimento nº 17. Nos Cadernos, assinou a reportagem de Capa “Cólera, a Doença das Mãos Sujas”. As três revistas não estão mais em circulação, mas os Cadernos do Terceiro Mundo foram digitalizados pela UFRRJ, onde se pode encontrar as inúmeras reportagens da jornalista.
Experiência como Cientista
Márcia Schmidt também é Bióloga (UFRGS, 1977), Mestre em Genética (UFRGS,1981). Dissertação de Mestrado: Síndrome da Talidomida e Condições Afins, Morbidade e Mortalidade em Porto Alegre, 1980.
Como pesquisadora na área de genética tem quatro trabalhos publicados em revistas científicas internacionais.
Márcia Schmidt trabalhou como Bióloga na Secretaria de Saúde e Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (1981-1983).
Foi perita dos autores no processo que deu indenização e garantiu pensão vitalícia para as Vítimas Brasileiras da Talidomida. 5ª Vara da Justiça Federal do RS (1981-1982.)
Entrou por concurso público no quadro de docentes da UERJ em 1984, e hoje é professora de genética aposentada (UERJ, 2017).
Línguas estrangeiras
Fala com fluência, lê e escreve em italiano e francês.